Bênçãos mistas no setor de armazenamento de energia: quem prevalecerá na próxima primavera?

Sistema envio Rankings, CSR Spring Mountain

Em 13 de março, a CNESA divulgou a lista de volumes de remessa de sistemas de armazenamento de energia de 2023, e os especialistas acreditam que vale a pena notar vários pontos em relação à análise de dados de seus últimos anos.

Em primeiro lugar, a competição pelas duas principais vagas, CSR Zelri, superando Haibosichuang para reivindicar o primeiro lugar, reflete essencialmente a dinâmica competitiva entre empresas estatais e empresas privadas.

No primeiro ano, eles ficaram entre os dois primeiros e, no segundo ano, ficaram em primeiro lugar.A RSE Zelri, de propriedade totalmente da RSE da China, supera a maioria das empresas privadas por uma margem significativa em termos de proezas tecnológicas, talentos, canais e projetos.O "choque menor" que eles trazem pode se tornar uma ocorrência comum.

Em 2022, a RSE garantiu uma ordem de 4 bilhões de yuans e ganhou mais de 20 ordens de integração do sistema de armazenamento de energia/Projeto EPC, tornando-o o segundo maior remetente doméstico e a empresa que mais cresce.Em 2023, a RSE garantiu sucessivamente as principais ordens de compras de compras de energia de sistemas de armazenamento de energia da China National Nuclear Corporation, da State Power Investment Corporation, da China General Nuclear Power Corporation, do China Energy Construction Group e da China Huaneng Group, com novos pedidos assinados quebrando 6 bilhões de yuan parao ano.

Quanto a Haibosichuang, anteriormente o melhor jogador do setor de armazenamento de energia "Tsinghua System", mantendo o título de "Sistema Doméstica de Armazenamento de Energia de Energia" por três anos consecutivos, com um fundo sólido e reputação proeminente, sua listagem bem -sucedida parece apenas um passoausente.

Em junho de 2023, a Haibosichuang enviou seu prospecto de IPO ao Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia da Bolsa de Xangai, com o objetivo de ir a público por dois motivos principais: ampliar novos canais de financiamento e expandir urgentemente a capacidade de produção.Isso parece ser uma restrição comum enfrentada por empresas privadas.No final de 2022, Haibosichuang tinha uma capacidade de produção de 2,63GWh, enquanto a RSE, seu concorrente, já havia atingido 3GWh.

Sem a capacidade de produção correspondente, isso implica que o mercado será dominado pelos produtos dos concorrentes.O mercado forneceu uma resposta em 2023.

Além de questões de capacidade de produção, Haibosichuang também enfrenta uma redução pela metade do capital, a forte dependência dos principais clientes, negócios e produtos principais altamente únicos, bem como todos os principais componentes, como baterias, peças estruturais, PCs e componentes elétricos terceirizados.Com as crescentes taxas de carga ano a ano, Haibosichuang pode não ter obtido muito lucro.

No entanto, também é necessário alertar que, embora as empresas estatais tenham vantagens em talento, integração de recursos e relatórios, suas desvantagens também são bastante óbvias: pensamento cauteloso, tomada de decisão lenta, falta de pressão competitiva e inovação insuficiente,que são fatores cruciais a serem quebrados.

Empresas emergentes, estrelas em ascensão

O ranking recebeu dois "recém -chegados": gigante da energia eólica Goldwind Science & Technology (Goldwind Zero Carbon) e Zhiguang Electric Power (Zhiguang Energy Storage), que está profundamente envolvido na indústria de energia há mais de 20 anos.

Goldwind Science & Technology, brilhando o tempo todo

Como líder do mercado doméstico de energia eólica por 12 anos consecutivos e o líder global do mercado de energia eólica em 2022, a Goldwind Science & Technology, a gigante dos conversores de energia eólica, está envolvida no armazenamento de energia desde 2019, sob o nome Goldwind Zero Carbon, desde então.Em 2023, sua subsidiária integral, Changzhou Goldwind Energy Storage, foi estabelecida, responsável pela fábrica de 5GWh em Changzhou.Em outubro do mesmo ano, sua fábrica de armazenamento de energia de 2GWh no funio iniciou a construção.

A transição da Goldwind Science & Technology da energia eólica para o armazenamento de energia não é abrupta, e há traços a seguir.Começando com a construção do primeiro sistema de armazenamento de energia em 2012, ele entregou mais de 3GWh acumulado, com mais de 100 projetos em todo o país.O Goldwind, que propõe o conceito de "serviços três-elétricos", posiciona seus objetivos de desenvolvimento na tecnologia de energia digital.Indica que o armazenamento de energia dependerá mais da "nuvem", trazendo aos clientes mais segurança, eficiência e retornos.

Zhiguang energia elétrica, em busca quente

Fundada em 1999 e listada em 2007, a Zhiguang Electric Power vem se concentrando na tecnologia de energia há mais de 20 anos, com acumulações profundas, especialmente em eletrônicos de energia.

A tecnologia de armazenamento de energia conectada à série de alta tensão de Zhiguang tem vantagens especiais em armazenamento de energia em larga escala, garantindo segurança, eficiência e economia.Seus clientes incluem a Grid Corporation da China, Southern Power Grid, China Huaneng Group, State Power Investment Corporation, China Huadian Corporation, China Engenharia de Energia, Guangdong Energy Investment Group e Guangdong Galaxy Semiconductor, entre outros.

Na sobrevivência do mais apto no mercado de armazenamento de energia, sem produtos suficientemente de alta qualidade e capacidade adequada, as empresas serão eliminadas em breve na competição feroz.A partir de 2023, a Zhiguang Electric Power começou a investir fortemente na expansão da capacidade de produção, planejando preliminarmente uma capacidade total de 12GWh.Os projetos começaram sucessivamente em janeiro, junho e setembro de 2023.

Com 20 anos de experiência em conversão de frequência de alta tensão e produtos SVG, a energia elétrica Zhiguang está entre as melhores em termos de tipos de produtos e reservas tecnológicas de P&D entre seus pares.

Combinando suas vantagens existentes, em vez de mudar cegamente, a tecnologia Zhiguang pode manter um crescimento estável e alcançar saltos para a frente, que é uma das razões.

Em 15 de março, a Zhiguang Electric Power anunciou a introdução de investidores estratégicos à sua subsidiária, aumentando seu capital para 618 milhões de yuans.O capital estatal desempenhou um papel de liderança entre os investidores, com a Southern Power Grid, o Guangdong Development Bank e o Citic fazendo investimentos aumentados.



"Volume" vem em primeiro lugar, com bênçãos mistas

A palavra "volume" dominou 2023, acompanhada por um fluxo constante de vozes sobre excesso de capacidade.Por um lado, há uma rápida expansão de capacidade;Por outro lado, há uma subutilização grave da capacidade.Segundo insiders do setor, a taxa de utilização da capacidade de produção da indústria de baterias está basicamente abaixo de 40%.

Para garantir a operação comercial, a redução de preços se tornou o método de vendas mais direto e eficaz.As empresas estão dispostas a reduzir os preços ou até incorrer em perdas para aproveitar o mercado, a fim de evitar o desligamento da linha de produção, garantir as taxas de utilização e continuar a recuperar fundos para manter as operações, atraindo o investimento para permanecer no jogo.

No entanto, surpreendentemente, embora todos saibam que haverá um grande número de empresas fechando na rodada de eliminação, o humor pessimista não diminuiu o desenvolvimento da indústria.De acordo com os dados da SNE Research, as remessas globais de bateria de armazenamento de energia atingiram 185GWh em 2023, um aumento de 53%ano a ano, com a China representando 84GWh, um aumento ano a ano de 47%.

Sob a superfície da tristeza está a transição geral da indústria da quantidade para a qualidade.A intensa concorrência levou as empresas a aumentar o investimento em P&D;Para garantir o crescimento do lucro, o desenvolvimento de mercados estrangeiros desempenha um papel crucial;As baterias progrediram de 280AH para 314AH ou capacidades até mais altas, o resfriamento líquido se tornou padrão e os produtos do gabinete de armazenamento de energia de 5MWh foram lançados sucessivamente e assim por diante.

Aplicando o ponto de vista do Wang Chuanfu da BYD, a excelente capacidade nunca se torna obsoleta.Especialistas do setor de armazenamento de energia também acreditam que as empresas que se esforçam para provocar mudanças, novas idéias e novas mudanças no setor duram, enquanto aquelas que pescam em águas problemáticas e ganham dinheiro rápido só perecerão no deserto.





O email: Info@ariat-tech.comHK TEL: +00 852-30501966ADICIONAR: Rm 2703 27F Ho King Comm Center 2-16,
Fa Yuen St MongKok Kowloon, Hong Kong.