O mercado global da CEI está crescendo fortemente. Quais são as oportunidades para os fabricantes chineses locais?

A epidemia de COVID-19 no início de 2020 teve um impacto significativo na indústria global de smartphones. O mercado geralmente espera que o envio de celulares este ano caia cerca de 10% em relação ao ano passado. No entanto, embora o declínio nas vendas de celulares no primeiro semestre do ano tenha se tornado realidade e as expectativas para o ano inteiro não sejam boas, o mercado global da CEI não foi afetado demais pelo declínio nos smartphones. Espera-se que a tendência de crescimento global da CEI permaneça forte em 2020.


De acordo com a Counterpoint Research, empresa de analistas de mercado, as vendas de sensores de imagem CMOS (CIS) usados ​​em aplicativos para smartphones aumentaram oito vezes nos últimos dez anos, atingindo 4,5 bilhões de unidades em 2019. Seu analista sênior Ethan Qi acredita: "Embora o impacto de a epidemia de COVID-19 enfraqueceu as remessas de smartphones; sob a tendência dos sistemas de câmeras com várias lentes e da percepção 3D, as remessas de smartphones da CEI permanecerão fortes em 2020. "

É claro que os telefones inteligentes são uma importante força motriz para o crescimento da CEI global, mas estão entrando na próxima etapa da Internet das Coisas, carros inteligentes e vida inteligente. A demanda por CEI em áreas como telefones celulares, segurança e automóveis aumentará.

Do ponto de vista da participação de mercado global da CEI, a Sony e a Samsung ainda são os principais fornecedores de CEI do mundo, com as duas empresas compartilhando quase 70%, com Howe, ON Semiconductor e SK Hynix atrás. De fato, a partir de 2019, os chips CIS globais estão esgotados e a capacidade do modelo de fábrica próprio da Sony IDM não pode mais atender à demanda do mercado. Recentemente, a Sony também começou a transferir alguns pedidos para a TSMC para produção, o que mostra que a CEI global A demanda ainda é forte.

O limiar de mercado da CEI ainda é muito alto. Isso não significa que "você pode entrar se quiser entrar". Diante da demanda atual de expansão do mercado, os fabricantes locais da CEI da China já estão tomando medidas.

Tendência de várias câmeras gera remessas CIS

De acordo com os dados mensais de monitoramento de vendas domésticas de celulares da CINNO Research, no primeiro semestre de 2020, as vendas de smartphones no mercado doméstico afetado pela epidemia foram de apenas 140 milhões, uma queda acentuada de 24,7% em relação ao ano anterior. As três principais vendas no primeiro semestre do ano foram Huawei (incluindo Honor), vivo (incluindo IQOO) e OPPO (incluindo realme). As vendas totais dos três representaram 71,9% do mercado doméstico de smartphones.

Tome a China como exemplo. Embora seja um fato incontestável que as vendas de celulares caíram acentuadamente no primeiro semestre do ano, o mercado geralmente prevê que as remessas da CEI no mercado de celulares continuarão a crescer em 2020. O motivo é que a câmera múltipla sistema de disparo de telefones inteligentes é gradualmente descentralizado para o mid-end. Os sistemas de detecção 3D, como AR e AR em telefones celulares de nível inicial, estão aumentando dia a dia.

De acordo com os resultados da pesquisa do Component Tracker da Counterpoint, cada smartphone enviado no primeiro trimestre de 2020 está equipado com uma média de mais de 3,5 sensores de imagem. O aumento deveu-se principalmente à crescente taxa de penetração dos designs de quatro câmeras nos smartphones de médio a alto nível, que saltaram para quase 20% durante esse período.

De acordo com um analista do setor de telefonia móvel, “para os fornecedores de telefonia móvel, a atual diferenciação da plataforma de chips está se enfraquecendo gradualmente e a câmera será outro ponto de venda que molda a diferenciação. Com o desenvolvimento e a popularização de novos recursos de telefones inteligentes, é possível ver funções como zoom óptico, biometria e interação 3D, todas as quais requerem o apoio do CIS. "

Entre as marcas globais de smartphones, OPPO, Xiaomi, Huawei e Samsung são os principais fabricantes equipados com quatro câmeras. No primeiro trimestre de 2020, seus smartphones equipados com quatro câmeras ou cinco câmeras foram responsáveis ​​por 83% de seus envios.

Quase dois terços das vendas de smartphones da Realme no primeiro trimestre adotaram um sistema de quatro câmeras. O OPPO também é mais agressivo, com telefones com quatro câmeras representando mais da metade de seus embarques de smartphones no primeiro trimestre de 2020. A tendência da Xiaomi é superior à média do mercado, enquanto Samsung e Huawei ainda estão vendendo um grande número de produtos low-end. modelos. No segundo trimestre, seus envios de smartphones com sistema de quatro câmeras foram inferiores a um terço.

Um diretor de produtos da ZTE disse a repórteres: “A função da câmera se tornou um fator diferencial para os smartphones. Portanto, veremos mais e mais celulares com quatro e até cinco câmeras aparecendo no futuro. Câmeras (grande angular), ultra grande angular, telefoto, macro, ToF e outras câmeras são as principais. Diferentes combinações e distinções são feitas de acordo com os diferentes preços e posicionamento dos telefones celulares ".

"Pode-se confirmar que as marcas de smartphones usarão combinações diversificadas de câmera e sensor para aprimorar os recursos de computação em IA dos telefones celulares, enriquecer e aprimorar os recursos de gravação de vídeo e continuar a implantar áreas de aplicação de AR". Diretor de produtos da ZTE adicionado.

Sony Samsung está de mãos dadas no mercado da CEI e há telefones "essenciais" no setor automotivo

Embora os smartphones globais tenham encolhido em 2019, com a implantação abrangente de sistemas com várias câmeras em smartphones, é esperado que os smartphones em 2020 continuem a crescer positivamente.

Na primeira metade de 2020, mesmo afetados pela epidemia, os smartphones globais terão inevitavelmente um crescimento negativo. No entanto, com a popularidade do sistema de celulares com várias câmeras, o mercado da CEI para celulares está melhorando.

Da perspectiva da participação de mercado global da CEI, de acordo com dados do IHS Markit, a Sony atualmente ocupa um domínio absoluto com uma participação de mercado de 50,1%, a Samsung ocupa o segundo lugar com 20,5% e a Howe, ON Semiconductor e SK Hynix são classificadas respectivamente. Três, quarto e quinto.

Os dois gigantes, Sony e Samsung, assumiram basicamente 70% do mercado. Os telefones inteligentes são a principal área de aplicação do CIS. Sony e Samsung seguram firmemente o mercado de smartphones na CEI. De acordo com o relatório divulgado pela Sony em fevereiro do terceiro trimestre do ano fiscal de 2019, o lucro operacional do negócio de soluções de imagens e sensores aumentou 28,7 bilhões de ienes ano a ano, para 75,2 bilhões de ienes, e o lucro operacional do ano inteiro deverá subir de 200 bilhões de ienes. Para 230 bilhões de ienes.

Embora a Samsung tenha uma certa diferença de participação de mercado com a Sony, ela está lutando para alcançá-la. Por exemplo, a Samsung lançou um sensor de ultra-alta definição de 108 megapixels e, ao mesmo tempo, sua estratégia foi totalmente transformada em uma marca chinesa de celular. Além disso, a Samsung deve adotar processos de fabricação mais avançados e preços de mercado mais competitivos para desafiar ainda mais a posição de CIS da Sony.

Parece que, na parte da CEI dos smartphones, isso se tornou uma batalha entre a Sony e a Samsung, e é difícil para os concorrentes do resto do mercado obter uma participação. No entanto, com o aumento da Internet das Coisas, carros inteligentes, Internet industrial e outros campos, a demanda por CEI nesses mercados aumentará gradualmente, e é nessas áreas que gigantes como Sony e Samsung são relativamente fracos.

Embora a Howe e a ON Semiconductor sejam inferiores à Sony e Samsung em termos de participação de mercado na CEI, a Sony e a Samsung são mais fortes no mercado de eletrônicos de consumo, enquanto a Howe e a ON Semiconductor são líderes no setor industrial.

De acordo com o mercado da CEI para veículos automotores, segundo as estatísticas, a participação de mercado da ON Semiconductor no mercado automotivo da CEI é de até 40%. No ano passado, eles lançaram o sensor de imagem AR0132AT para direção assistida. O embarque excedeu 100 milhões de unidades. Alcançou Chengbei. Howe, terceiro classificado, possui uma participação de mercado superior a 20% no mercado da CEI.

No mercado de eletrônicos de consumo, especialmente no campo de smartphones, é muito difícil para outros fabricantes abalar a posição da Sony e da Samsung. No entanto, nos campos da indústria da CEI, automotivo, Internet das Coisas e segurança, o mercado está aparecendo com o advento da nova era do 5G. Vitalidade vigorosa.

Durante a recente Cúpula de Liderança de IC da China, Ouyang Jian, Gerente Geral Adjunto da Siteway, falou sobre o campo da eletrônica automotiva e disse que, embora o crescimento geral das vendas no mercado automotivo tenha desacelerado, com a ajuda do processo inteligente de novos veículos de energia, o campo de eletrônicos automotivos O mercado futuro ainda é incomensurável.


Ele acredita: "No futuro, todo o campo automotivo se desenvolverá em uma direção mais inteligente. Atualmente, a China é o mercado que mais promove novos veículos de energia. O aumento constante de novos veículos de energia está impulsionando o processo de inteligente no setor automotivo. Tem um impacto profundo na indústria de semicondutores automotivos ".

De acordo com a previsão de Yole, o mercado global de módulos de câmera automotiva chegará a US $ 3,5 bilhões em 2020 e deverá exceder US $ 8 bilhões em 2025. O aumento contínuo do número de câmeras está rapidamente dando origem ao tamanho da câmera. Mercado de sensores de imagem CMOS.

Tome Tesla como um exemplo. Seu corpo tem pelo menos quatro câmeras que olham em volta, enquanto o ADAS usa pelo menos três câmeras. Além disso, alguns deles adicionarão um motorista ou passageiro na cabine. Portanto, com o nível elétrico O grau de inteligência está aumentando cada vez mais, e o número de câmeras necessárias também mostrará um crescimento explosivo.

Como os fabricantes locais de CEI aproveitam a oportunidade?

O crescimento da demanda global da CEI tem sido uma tendência no médio e longo prazo. A partir do terceiro trimestre de 2019, o mercado da CEI está fora de estoque. Além de smartphones, a demanda por CIS em segurança, Internet das Coisas, carros inteligentes e outros campos também está aumentando dia a dia.

Uma pessoa da indústria da CEI disse a repórteres: “Levará pelo menos 12 a 14 semanas para que as bolachas CIS de 12 polegadas sejam fabricadas desde o início da produção até a produção de chips. O acompanhamento também exigirá integração com os fabricantes de módulos. O tempo mais rápido é de 4 meses. Somente a esquerda e a direita podem aliviar o problema de capacidade ".

Isso mostra que, embora o mercado da CEI tenha uma forte demanda, não é fácil adicionar novos players. Diante da rápida expansão do mercado, em quais áreas a CEI local pode fazer a diferença?

Observando a situação dos fabricantes chineses de CEI, é principalmente no mercado low-end. Isso ocorre porque começou tarde e só pode seguir o modelo no início. Embora o lucro no mercado low-end seja relativamente baixo, o volume de vendas ainda é considerável. Um modelo de lucro diferenciado, como lucros pequenos, mas rotatividade rápida ainda é um canal viável.

De acordo com o monitoramento de big data da Rising Sun, em junho de 2019, a Gekewei ficou em primeiro lugar no mundo com uma remessa de 92,8kk, enquanto Howe e Spico ficaram em quarto e quinto com uma remessa de 50kk e 28kk, respectivamente. .

Além disso, com o surgimento de novos campos da CEI, mudar a pista será uma oportunidade para os fabricantes locais da CEI. Um pesquisador da Counterpoint disse: “A Samsung espera desafiar a posição de liderança da Sony no CIS de smartphones por meio de alta resolução e agradar os jogadores chineses a obterem mais de 30 bilhões de receitas, enquanto outros fornecedores devem se concentrar em tamanhos de módulos pequenos e alta resolução em negócios 3D. Ou expanda o setor automotivo para melhorar o desempenho ".

Do ponto de vista da cadeia de suprimentos da CEI, as fábricas de IDM incluem principalmente gigantes como Sony e Samsung, ST e ON Semiconductor são modelos Fab-lite, e os fabricantes da Fabless incluem Howe, Gekewei etc., e as fundições são TSMC, SMIC, UMC Principalmente. Atualmente, os atritos comerciais sino-americanos continuam e os fabricantes domésticos de CEI também precisam estar atentos à questão da capacidade de fundição, porque a maioria deles é modelo da Fabless. Talvez também seja importante encontrar fundições de chips domésticas para garantir a diversificação e segurança da cadeia de suprimentos.

Além de mudar a pista para se concentrar na Internet das Coisas, segurança, carros inteligentes e outros campos, os fabricantes da CEI também precisam "praticar" suas próprias artes marciais, que é um ponto importante na inovação tecnológica.


Um técnico da CEI Huang Kai (pseudônimo) disse a repórteres: "A ampla aplicação da tecnologia BSI retroiluminada e da tecnologia BSI empilhada melhorou bastante o desempenho dos sensores CMOS, incluindo multi-stack e hydird-stack. A aplicação de novas tecnologias, como foco de fase (PDAF), câmera com super câmera lenta e outras funções. "

"A tecnologia interativa 3D incorporada será uma das principais direções de desenvolvimento da tecnologia de sensor de imagem CMOS. Isso ocorre porque, com a expansão da aplicação do carro, o mercado de aplicativos para celulares e a maturidade da tecnologia VR, essa tecnologia se tornará o principal núcleo da tecnologia. o futuro campo do sensor de imagem CMOS. Tecnologia ". Huang Kai acrescentou.

O Siteway possui excelentes recursos de imagem noturna no campo da segurança, e essa vantagem será em breve trazida ao mercado automotivo da CEI. Entende-se que ele trará tecnologias como a tecnologia de supressão de tremulação por LED e o PixGain HDR® para o campo da eletrônica automotiva. Entre no campo da eletrônica automotiva para lançar as bases.

Embora o ponto de entrada dos fabricantes locais chineses na era da CEI esteja atrasado e seu nível inicial seja insuficiente, a atual indústria da CEI carece de tecnologias e ecologia de destaque e destaque. No entanto, no atual mercado turbulento da CEI, será necessário se concentrar em diferentes áreas para se atualizar. Boa oportunidade de avanço.

A principal competitividade do mercado da CEI ainda é a avançada tecnologia de processo e redução de custos. Agora parece que a China não possui uma "Sony", mas enquanto as áreas com melhores perspectivas de crescimento da CEI no futuro diminuírem constantemente, a "Samsung" da China CEI poderá aparecer em breve.

O email: Info@ariat-tech.comHK TEL: +00 852-30501966ADICIONAR: Rm 2703 27F Ho King Comm Center 2-16,
Fa Yuen St MongKok Kowloon, Hong Kong.