A Microsoft oferece novos chips de IA para sua plataforma de computação em nuvem Deseja recriar o sucesso do "Wintel"?

Nas décadas de 1980 e 1990, a Microsoft se tornou a líder do setor com o sucesso do sistema operacional Windows em execução nos processadores Intel. Agora, a Microsoft espera que outra combinação de hardware e software a ajude a recuperar seu sucesso e a acompanhar a Amazon e o Google na competição para fornecer inteligência artificial de ponta através da nuvem.

Segundo a arsTECHNICA, a Microsoft espera expandir a popularidade de sua plataforma em nuvem do Azure com um novo chip de computador projetado para a era da inteligência artificial. A partir de agora, a Microsoft fornecerá aos usuários do Azure chips da startup britânica Graphcore.

Fundado no Reino Unido em 2016, o Graphcore atraiu muita atenção de pesquisadores de IA e recebeu centenas de milhões de dólares em financiamento. A empresa disse que seus chips vão acelerar a velocidade computacional necessária para a inteligência artificial. Mas até agora, a empresa não divulgou os chips, nem mostrou os resultados de seus testes iniciais.

Em dezembro do ano passado, a Graphcore recebeu US $ 200 milhões em financiamento, incluindo a Microsoft. A Microsoft precisa desesperadamente de hardware para tornar seus serviços em nuvem mais atraentes para os clientes de aplicativos de inteligência artificial. Diferentemente da maioria dos chips usados ​​em inteligência artificial, os chips do Graphcore são projetados do zero para suportar cálculos que ajudam as máquinas a reconhecer rostos, entender a fala, analisar a linguagem, dirigir carros e treinar robôs.

Os benchmarks divulgados pela Microsoft e pela Graphcore mostram que o desempenho do chip é melhor que o da NVIDIA e dos chips de inteligência artificial de última geração do Google. O uso de código escrito especificamente para o hardware Graphcore pode torná-lo mais eficiente. Eles afirmam que algumas tarefas de processamento de imagens são muitas vezes mais rápidas no chip Graphcore do que seus concorrentes. Eles também disseram que podem treinar um modelo popular de processamento de linguagem de inteligência artificial, o BERT, que é comparável em velocidade a qualquer hardware existente.

O BERT é muito importante para aplicativos de inteligência artificial que envolvem processamento de linguagem. O Google disse recentemente que está usando o BERT para impulsionar seus principais negócios de busca. E a Microsoft está atualmente usando os chips da Graphcore para projetos internos de pesquisa em inteligência artificial que envolvem processamento de linguagem natural.

De acordo com Karl Freund, da Moor Insights, que acompanha o mercado de chips de inteligência artificial, os resultados mostram que o chip é flexível, mas avançado. Os chips altamente especializados podem ter um desempenho melhor que os chips da NVIDIA ou do Google, mas sua capacidade de programação não é suficiente para os engenheiros desenvolverem novos aplicativos. O Graphcore faz um bom trabalho de programação.

Freund acrescentou que o acordo com a Microsoft é fundamental para os negócios da Graphcore e fornece aos clientes um ponto de entrada para experimentar novos hardwares. Mas o re-desenvolvimento do código de IA para a nova plataforma exige muito trabalho, com algumas exceções, o benchmarking do chip não é suficiente para atrair empresas e pesquisadores a abandonar o hardware e o software a que estão acostumados.

Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento da inteligência artificial afetou profundamente o mercado de chips de computador. Com centenas de chips gráficos simples de processamento central, a computação digital paralela pode ser concluída com mais eficiência. A Nvidia fez uma fortuna com a ajuda da onda de inteligência artificial. O Google anunciou o desenvolvimento de sua unidade de processamento tensor de chip (TPU) em 2017. O Facebook também está desenvolvendo seu próprio chip de IA. A Amazon revelou que também está entrando no campo de fabricação de chips há um ano.

A onda de inteligência artificial provocou uma onda de startups de hardware desenvolvendo chips profissionais, alguns dos quais são otimizados para aplicações específicas, como piloto automático ou câmeras de vigilância. Mas ainda é difícil abrir um pedaço do céu e da terra para si.

O email: Info@ariat-tech.comHK TEL: +00 852-30501966ADICIONAR: Rm 2703 27F Ho King Comm Center 2-16,
Fa Yuen St MongKok Kowloon, Hong Kong.